sábado, 26 de setembro de 2009

Evento ONTOBRA 2009

Caros EDUTECianos...
Reuniram-se na cidade do Rio entre os dias 21 e 24  de setembro, pesquisadores da Ciência da Informação e da Ciência da Computação para discutirem a temática das Ontologias!
Estiveram presentes pesquisadores de renome na área como Joost Breuker da Universidade de Amsterdan e Giancarlo Guizzardi da Universidade Federal do Espírito Santo, além de pesquisadores da CI como a professora Maria Luiza Almeida Campos, Maria Luiza Machado Campos, Carlos Henrique Marcondes, dentre outros não menos importantes.
A conceitualização acerca do termo "ontologias" foi ventilado o tempo todo. Porém concluímos que ainda não temos conclusão a este respeito! ("só sei que nada sei")
Do mesmo modo que, percebemos que aquilo que a Ciência da Computação denomina de "ontologia", não necessariamente é o mesmo para a Ciência da Informação (CI), uma vez que, para a CI, a preocupação não está no desenvolvimento do artefato em si, mas sim com o desenvolvimento e aplicação de teorias que favoreçam o processo classificatório, o que inevitavelmente recairá sobre os modelos de representação do conhecimento, dentre eles, as ontologias. 
Bem, em linhas gerais, o seminário serviu para que fossem fortalecidos os laços entre as áreas do conhecimento que estudam e pesquisam sobre ontologias e para que possamos obter um panorama dos projetos e pesquisas realizados no Brasil e na Europa sobre ontologias e, para felicidade nossa, percebemos que nós pesquisadores brasileiros podemos contribuir com pesquisas de ponta nessa área do conhecimento.
Na reunião presencial de quarta-feira (30/09/2009) falarei mais a respeito do evento!
Até lá!