quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação - CBBD (7-10 ago 2011, Maceió, Brasil)

XVIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação

O tema do CBBD 2011, a ser realizado na cidade de Maceió entre os dias 7 e 10 de agosto é:
Sistemas de Informação, Multiculturalidade e Inclusão Social.

O XXIV CBBD pretende revelar o estado da arte das pesquisas, das práticas, e do desenvolvimento de produtos e serviços relacionados às bibliotecas, sistemas de informação, documentação e redes de bibliotecas no Brasil e do exterior, no contexto da sociedade da informação e do conhecimento.
O evento contemplará Sessões plenárias com palestras e conferências pela manhã; Sessões temáticas e Mesas redondas pela tarde, que darão a oportunidade aos participantes de conhecer fundamentos teóricos e experiências implementadas pelas unidades de informação sob os ângulos da Gestão, Comunicação e Tecnologia da informação em bases multidisciplinares, como também os aspectos sociais, econômicos e políticos em curso, e contemplando os aspectos do acesso eqüitativo e da diversidade a todas as pessoas. O evento proporcionará espaço para o debate e a formulação de recomendações, aperfeiçoamentos e ampliação de ações na área.
O deadline para submissão de trabalhos é 30 de março de 2011.
Os temas deste ano serão:

  • Temática I: Informação, Conteúdos e Conhecimento na Sociedade da Informação.
    Ementa: A Sociedade da Informação e suas implicações nos sistemas de informação e nas ciências da Informação. Indústria da Informação. Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – bancos e bases de dados, redes de cooperação. Ciência da Informação e Biblioteconomia como produtoras e organizadoras do conhecimento. Planejamento, implementação e gestão de sistemas de informação. Serviços e produtos de informação.
  • Temática II: Direito à Informação, Acesso à Informação e Inclusão Social
    Ementa: Aspectos legais dos processos informacionais. Condições de acesso à informação. Competência informacional. Possíveis relações entre acesso à informação e inclusão social – infoexclusão e infoinclusão. Informação e cidadania. Fluxos informacionais. Direito autoral. Open Archives. Necessidades de informação. Usuários e produtores de serviços informacionais. Profissionais de Informação. Ações sociais em/de instituições bibliotecárias
  • Temática III: Políticas de Informação, Multiculturalidade e Identidade Cultural
    Ementa: As políticas de informação e o fomento ao multiculturalismo. O papel do Estado no desenvolvimento de políticas públicas de informação. Manifestações culturais. Manutenção de identidades culturais. Movimentos de resistência em face ao processo de globalização. Ações culturais em/de instituições bibliotecárias.

    (Informações retiradas do site oficial do evento)