quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

International Conference Information Systems (IADIS) 2010 na cidade de Porto em Portugal


Ocorrerá entre 18 e 20 de março de 2010 o IADIS e-Society. Um dos maiores eventos sobre a sociedade do conhecimento do mundo! 
A sigla IADIS corresponde à International Association for Development of the Information Society quee é a associação responsável pelo e-Society, este evento que estamos divulgando aqui. 
Porém para simplificar e fazer relação com esta renomada instituição, por aqui no Brasil chamamos o e-Society de IADIS. Porém o e-Society é apenas um dos eventos promovidos pela IADIS, assim como a IADIS International Conference on WWW/Internet, a IADIS International Conference on e-Society, the IADIS International Conference on Applied Computing, a IADIS International Conference on Web Based Communities, a IADIS International Conference on Cognition and Exploratory Learning in Digital Age, e a IADIS International Conference on e-Commerce.
Enfim, quem puder ir conferir este evento, recomendamos! 

Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (10 a 13 março em Curitiba)


Acesse aqui para ir para o site oficial do evento que contará com a presença de Manuel Castells!

CIRs - Conferência Internacional sobre Redes Sociais trará Pierre Levy e Steven Johnson


Promovida por pessoas conectadas à Escola-de-Redes, uma rede de mais de 3 mil pessoas coligadas para estudar, investigar e experimentar redes sociais e desenvolver novas tecnologias de netweaving (articulação e animação de redes), ocorrerá em Curitiba, entre os dias 11 e 13 de março de 2010, a Conferência Internacional sobre Redes Sociais (CIRS).

Três grandes palestras, em auditório com capacidade para mais de 1 mil pessoas, constituirão o ponto alto do encontro:

A primeira, O Poder de Organizar sem Organização será ministrada por Clay Shirky, palestrante internacional com grande projeção no momento. Shirky (Nova York) é escritor (seu último livro, ainda inédito no Brasil, tem como subtítulo o tema da palestra), professor de Efeitos Econômicos e Sociais das Tecnologias da Internet e de New Media na New York University.

A segunda, Redes sociais e emergência, será proferida por Steven Johnson (também de Nova York), outro palestrante de renome internacional, autor de 6 best-sellers sobre intersecção entre ciências, tecnologia e experiências pessoais. Seus livros têm influenciado desde a forma de campanhas políticas utilizarem a internet até as idéias mais inovadoras de planejamento urbano, passando pela batalha contra o terrorismo do século 21.

A terceira palestra, O futuro da investigação sobre redes sociais, será ministrada por Pierre Lévy (Ontário), filósofo, escritor e professor do Departamento de Comunicação na Universidade de Ottawa, Canadá e da Universidade Paris VIII. Lévy estuda o conceito de inteligência coletiva e sociedades baseadas no conhecimento. É um pensador mundialmente reconhecido no campo da cibercultura.
Para os amantes do mundo 2.0 ou para quem quer começar a se inteirar do movimento das redes sociais, vale a pena participar!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Sugestão leitura

Recomendo para leitura o texto da professora Plácida Ventura e da Raquel Alves intitulado "Metadados e Web Semântica para estruturação da Web 2.0 e Web 3.0" . O texto foi publicado na revista Datagramazero de dezembro de 2009. É bastante esclarecedor e pode funcionar como uma base de revisão teórica para a temática dos metadados e da web semântica. Boa leitura!