A Free Software Foundation Europe (FSFE) convida indivíduos, grupos da comunidade e instituições a celebrar o Dia da Liberdade dos Documentos (DFD) no dia 30 de março. DFD é um dia de ação global para celebrar padrões abertos e formatos de documentos abertos, e sua importância. Padrões abertos garantem a liberdade de acesso aos seus dados, e a liberdade de criar Softwares Livres que possam escrever e ler dados nesses formatos específicos.
Você pode participar organizando atividades em sua cidade. Distribuição de flyers, palestras, adição de banners em blogs, doações financeiras: existem muitas maneiras para você ajudar a educar as pessoas sobre padrões abertos.
Gostaríamos de ter pelo menos 25 cidades participantes no Dia da Liberdade dos Documentos 2011. Ajude-nos a fazer deste evento um sucesso mundial!
Para mais informações sobre o evento, acesse nosso site: documentfreedom.org.
Descubra como você pode ajudar.

Porque o Dia da Liberdade dos Documentos?

Cada vez mais nossa comunicação move para o mundo digital. Numa sociedade digital, padrões abertos e formatos abertos de documentos provêem liberdade de ler e escrever. Eles são cruciais para garantir sua liberdade de trocar informações, permanecer independente de fornecedores, e manter nossos dados acessível em longo prazo. Padrões abertos também garantem nossa habilidade de comunicar e trabalhar utilizando Software Livre.

O que são Padrões Abertos?

Padrões Abertos são linguagens comuns que todos os computadores podem falar. Eles nos permitem trabalhar e comunicar usando Software Livre. Eles também tornam possível que desenvolvedores escrevam aplicacativos compatíveis com outras soluções, permitinfo aos usuários migrarem para Software Livre sem perder acesso aos seus dados.

Qual o objetivo da campanha?

A campanha leva a mensagem sobre Padrões Abertos e formatos abertos de documentos para uma audiência não técnica. Padrões Abertos são condição básica para a liberdade de escolha em software. O Dia da Liberdade dos Documentos educa sobre Padrões Abertos e permite que todas as pessoas contriburam para uma sociedade da informação melhor. É muito fácil, e até divertido participar do Dia da Liberdade dos Documentos, seja em grupo ou individualmente.
Dia da Liberdade dos Documentos é coornadado pela Free Software Foundation Europa.

Contatos

Fernanda Weiden
Coodenadora da Campanha
Vice President, Free Software Foundation Europe
Email: weiden - at - fsfeurope - dot - org
Tel. +41 76 402 1866

Loimar Vianna
Coordenadora de Relacões Públicas DFD
Email: vianna - at - fsfeurope - dot - org
Tel. +353 86 234 1911

Karsten Gerloff
Presidente, Free Software Foundation Europe
Email: gerloff - at - fsfeurope - dot – org
Tel. +49 176 9690 4298