domingo, 18 de janeiro de 2009

Blog Grupo de Pesquisa Edutec

Textos para a reunião do dia 1º de julho:
GONÇALVES, J. A.; SOUZA, R. R. Relações e conceitos em ontologias: contribuições das teorias de Farradane e Dahlberg. Disponível em: http://www.enancib2008.com.br/ (bibliotecária Virgínia apresenta)
ALVARENGA, L. Representação do conhecimento na perspectiva da ciência da informação em tempo e espaço digitais. Encontros Bibli, v.8, n.15, 2003. Disponível em: www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/viewArticle/97 (profa. Magali Aquino apresenta)

Próxima reunião EDUTEC dia 24 de junho às 14hs na biblioteca central da FURG (Campus Carreiros). Pauta reunião: Apresentação e discussão dos seguintes textos:
MOURA, Maria A. Informação, ferramentas ontológicas e redes sociais ad hoc: a interoperabildiade na construção de tesauros e ontologias. Disponível em: www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/2396/2688 (acadêmico João apresenta) ALMEIDA, M. B.; BAX, M. P. Uma visão geral sobre ontologias: pesquisa sobre definições, tipos, aplicações, métodos de avaliação e de construção. Ci. Inf., v.32, n. 3, p. 7-20, 2003. (profa. Gisele apresenta).
Ok, conforme prometido postei o pps com o curso de ontologias que ministrei no EREBDSul Rio Grande, RS. Espero que o aproveitem e, assim como eu, não deixem de citar a fonte! (para acessar desçam o cursor até o final da página)

Textos para primeira reunião sobre ontologias (29/05/2009)
BOCCATO, V.R. ; FUJITA, M. S.; RAMALHO, R. A contribuição dos tesauros na construção de ontologias. In: IBERSID, 2008. (arquivo gentilmente cedido e enviado pela professora Vera Boccato para leitura pelo grupo EDUTEC).
SALES, R.; CAFÉ, L. Semelhanças e diferenças entre tesauros e ontologias. Datagramazero, v. 9, n. 4, ago. 2008. Disponível em: www.dgz.org.br/ago08/F_I_art.htm
BRANDÃO, A. A. F. ; LUCENA, C. J. P. de. Uma introdução à engenharia de ontologias no contexto da web semântica. Disponível em: ftp://ftp.inf.puc-rio.br/pub/docs/techreports/02_29_brandao.pdf
MOURA, M. A. Informação, ferramentas ontológicas e redes sociais ad hoc: a interoperabilidade na construção de tesauros e ontologias. Informação & Sociedade: estudos, v. 19, n.1, p. 59-73, ja./abr. 2009. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/2396/2688
Boa leitura grupo!

A reunião de hoje (29/05/09) foi um sucesso! Compareceram 7 membros... entre eles alunos, professores e bibliotecários! O texto discutido foi "BOCCATO, V.R. ; FUJITA, M. S.; RAMALHO, R. A contribuição dos tesauros na construção de ontologias. In: IBERSID, 2008."
Os demais textos ficaram para a próxima reunião que ocorrerá dia 03 de junho de 2009 no Laboratório de Tecnologia da Informação (LTI, bloco 4) às 14hs. E foi incluída a solicitação de leitura do texto:
ALMEIDA, M. B.; BAX, M. P. Uma visão geral sobre ontologias: pesquisa sobre definições, tipos, aplicações, métodos de avaliação e de construção. Revista Ci. Inf., v. 32, n.3, p.7-20, set./dez. 2003. Disponível em: http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/17/12
Tentaremos organizar a estrutura para que os colegas da UFSCar possam participar da reunião, à distância!
Surgiu a idéia de criarmos um Doc no Google Docs, de cada reunião realizada! Assim, conseguiremos elaborar uma espécie de fichamento de cada reunião como forma de documentar tudo!
Por enquanto é isto! Os membros do EDUTEC devem aguardar o convite para acesso ao Docs.

16 comentários:

  1. Olá Gisele e grupo, com muito prazer faço parte do grupo desde setembro de 2007 e que continuarmos o nosso trabalho em 2009!

    ResponderExcluir
  2. Em breve postarei alguns textos trabalhados pelo grupo lá em 2007...no início das atividades do grupo. Lembro a todos que são clássicos na área de indexação e classificação...básicos para quem deseja aventurar-se nos domínios da Organização do Conhecimento...

    ResponderExcluir
  3. Aí vão alguns textos discutidos pelo grupo EDUTEC em 2007:
    1. SHERA, J. Padrão, estrutura e conceituação na classificação. Disponível em: http://www.conexaorio.com/biti/shera/index.htm
    2. KAULA, P. Repensando os conceitos no estudo da classificação. Disponível em: http://www.conexaorio.com/biti/kaula/index.htm
    3. FONSECA, E. N. da. Apogeu e declínio das classificações bibliográficas. Disponível em: www.conexaorio.com/biti/nery/index.htm
    4. LUCAS, C. R. Leitura e interpretação em biblioteconomia. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2000. 91p.
    5. MANIEZ, J. Evolução das linguagens documentárias. Disponível em: http://www.conexaorio.com/biti/maniez
    6. GOMES, H. E. Classificação, tesauro e terminologia. Disponível em: dici.ibict.br/archive/00000802/01/T149.pdf
    7. DAHLBERG, Ingetraut. Teoria do conceito. Ciência da Informação v. 7, n. 2, p. 101-07, 1978.
    8. NUNES, C. O. I. Análise documentária: os limites da univocidade. Revista Biblos, n.14, 2002.
    9. GIGANTE, M. C. Os sistemas de classificação bibliográfica como interface biblioteca/usuário. Ciência da Informação , Brasília, v.25, n.2, p.193-196, maio/ago. , 1996. Disponível em: http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/viewArticle/436
    10. GUIMARÃES, J.A.C. As políticas de indexação como elemento para a gestão do conhecimento nas organizações. In: Tecnologias e conteúdos informacionais. São Paulo: Polis, 2000.
    11. LOPES, E. de F. Avaliação de serviços de indexação e resumo: critérios, medidas e metodologia. R. Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 242-256, set. 1985.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o espaço para divulgação e troca de informações. Servirá não só para os membros do grupo, como para os pesquisadores de todas as instituições. Embora não seja meu objeto de estudo, entrarei para acompanhar um pouco do trabalho de vocês. Uma sugestão, não sei se já fizeram, mas seria muito bom divulgar o blog nas listas de discussões e nas coordenações de cursos de outras IES.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Cibele, seja bem-vinda ao blog EDUTEC!
    Obrigada pela sugestão de divulgação nas listas da CI e Biblio...com certeza iremos fazê-la...divulgar sempre é bom...para dividir, somar, agregar...
    Abraços do grupo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Gisele, tudo bem? Parabéns pelo empreendimento. Estou torcendo aqui do nordeste para dar tudo certo com o grupo. Pena que não estou mais próximo de vocês para trabalharmos juntos. Um forte abraço a todos do grupo e sucesso!
    Carlos

    ResponderExcluir
  7. Gizele e demais,
    Achei interessante o Blog, que seja um espaço de diálogo entre nós, profissionais.
    Um Abço ao grupo.

    Joel - Bibliotecário
    Rondonópolis, MT

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi Grupo!

    Adorei o visual do blog...tdo rosa!!!
    O blog está show, além d ser um ótimo recurso p divulgarmos as atividades do grupo.
    Parabéns!
    Um abraço,

    Maria

    ResponderExcluir
  10. Em breve estarei dispponibilizando o material do curso sobre ontologias que ministrarei no EREBD SUl 2009 realizado este ano na FURG em Rio Grande-RS.
    profa. gisele dziekaniak

    ResponderExcluir
  11. Queridos participantes do curso sobre Ontologias na FURG, disponibilizarei a apresentação em .ppt até sexta-feira ok? abraços a todos, obrigada pela paciência e pela coragem de estarem presentes as 8 da manhã de um domingo na universidade! Valeu!
    ah, tb postarei os exercícios, seria interessante vcs os realizarem e me enviarem por mail para que eu dê um retorno a vcs sobre eles...

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, confirmado! Dia 18 de maio às 14 horas na sala do PEC na FURG (ao lado do ambulatório médico no prédio 4 do Campus Carreiros) teremos a seleção para bolsista em caráter voluntário no Grupo de Pesquisa EDUTEC. Se você é estudante da FURG de biblioteconomia, arquivologia e ciência da computação (ou cursos afins) participe! O grupo é credenciado pela instituição e também no CNPq.
    Este ano estaremos pesquisando e desenvolvendo ontologias de domínio em alguns editores de ontologia como o Protégé e o OntoWeb. Participe!

    ResponderExcluir
  13. Oi Gente!! Hoje foi meu primeiro contato com alguns membros do grupo de pesquisa.
    Foi muito legal!! Vamos ao trabalho!!!

    ResponderExcluir
  14. Magali..é com imenso prazer que te recebemos no grupo! Seja BEM-VINDA!!!

    ResponderExcluir
  15. ABERTAS INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO NO GRUPO DE PESQUISA EDUTEC
    enviar mensagem para giseledziekaniak@yahoo.com.br informando interesse em participar do grupo bem como indicando o semestre que está cursando o curso de biblioteconomia da FURG (preferencialmente). A seleção será dia 18 de maio as 14hs na sala do PEC. Até lá!

    Última semana para inscrição dos candidatos a participarem do Grupo de Pesquisa EDUTEC....
    A entrevista será dia 18 às 14hs na sala do PEC. Para os inscritos, até lá!!!

    Pessoal! Informo a todos que saiu o resultado da seleção dos novos membros do grupo EDUTEC hoje dia 19 de maio de 2009. São eles: Everton da Silva Santos, Elisangela Mota Pires e Dafne Silva de Freitas. Parabéns aos selecionados e desejos de sucesso junto ao grupo! Ah, não esqueçam a primeira reunião presencial deste ano com os novos membros sobre o tema ontologias a qual será 29 de maio (sexta-feira) às 14hs na sala do PEC na FURG. Até lá!

    ResponderExcluir
  16. Gente! hoje a tarde aconteceu mais uma reunião do Grupo EDUTEC. A mesma ocorreu em uma sala de estudos na biblioteca central da FURG, às 14hs, como de costume.
    Estavam presentes: profa. Gisele, profa. Magali Aquino, bibliotecária Virgínia Borges, bibliotecário Everton Silva, acadêmica Maria Fermina Fortes.
    O texto discutido e apresentado pela Maria Fermina foi:
    SALES, R.; CAFÉ, L. Semelhanças e diferenças entre tesauros e ontologias. Encontros Bibli, v.9, N.4, ago. 2008.
    As considerações realizadas pelos membros foram de grande valia para o entendimento das ontologias, uma vez que, ao percebermos às ontologias sob a perspectiva das semelhanças e diferenças com os tesauros, se tornou acessível compreender que ambas ferramentas servem para objetivos distintos, embora em vários momentos, eles possam convergir.
    "Enquanto os tesauros almejam orientar qual o termo mais adequado para representar um conceito, as ontologias visam esclarecer o significado pretendido de um vocabulário por meio de axiomas."
    "... as ontologias transcendem esta meta de padronizar a linguagem utilizada na indexação e na recuperação da informação, propondo ser um mapa semântico, uma estrutura formal para um dado domínio, ou seja, as ontologias de fato possuem como objetivo principal viabilizar uma base de conhecimento."

    Considerações como estas identificam claramente a potencialidade de uma ontologia, sem desconsiderar a importância de um tesauro.
    A propósito, a próxima reuinão do grupo ocorrerá dia 24 de junho as 14hs na biblioteca central. Até lá!

    ResponderExcluir